domingo, 10 de fevereiro de 2013

Considerações iniciais:

                Antes de iniciar a leitura, devo informar-lhes que os capítulos não são lineares. O Prefácio, por exemplo, é sucessor de alguns capítulos do livro em questão. Assim sendo, é preciso atenção na leitura, e uma boa dedução do leitor para associar o que esta acontecendo e quando esta acontecendo. Também é válido acrescentar que a história é narrada em vários pontos de vista, dando um melhor entendimento da mesma. E, além disso, demonstra como aconteceu a história para cada personagem. Não gosto de usar um único narrador onisciente, porque a história não é a mesma em todos os pontos de vista, e o entendimento também difere de personagem para personagem. Uma mesma escolha pode ser julgada certa ou errada, depende apenas de quem a julga, e como a julga.
                E tento fazer com que quem lê crie uma opinião própria no que acontece, e que não sejam apenas leitores, mas que também tentem entender o que motiva cada personagem a agir do jeito que agem.
                E, por último, mas não menos importante, não existe nenhum personagem totalmente bom. Nem nenhum personagem totalmente mau. Tento retratar ao máximo a realidade. Personagens fazem escolhas de acordo com a situação em que se encontram, julgando em seus próprios valores o que acham certo ou errado. Não existe nada totalmente preto. Nem nada totalmente branco. Existe um grande degrade entre os dois extremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário